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Orientações para elaboração de Projeto Pedagógico de Curso são tema de capacitação promovida pela Proeg

  • Publicado: Quinta, 06 de Outubro de 2022, 16h47
  • Última atualização em Sexta, 07 de Outubro de 2022, 10h08
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df625314 2ed5 4c57 ae67 2ba09c1ba732No último dia 4, professores membros dos núcleos docentes estruturantes, técnicos em assuntos educacionais e pedagogos da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) participaram, em Marabá, do primeiro módulo do curso “Orientações para elaboração de Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de graduação”. Realizado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), o curso tem duração até dezembro e objetiva discutir aspectos relativos à elaboração e reelaboração de PPC de Graduação.

O curso procura utilizar procedimentos dialógicos para considerar os conhecimentos prévios dos participantes e assim haver uma troca de saberes e experiências. Alguns dos pontos que serão tratados ao longo da capacitação: 

- Dialogar a respeito de fundamentos legais, orientadores da elaboração do PPC e das atribuições do NDE nesse processo.

- Analisar as diretrizes curriculares dos cursos, enfatizando sua relação com a construção dos currículos na graduação. 

- Desenvolver argumentos para proposição de práticas e estratégias de implementação de temáticas transversais, curricularização da extensão, inclusão social, acessibilidade e sistemas de avaliação, articulados à organização curricular do curso no PPC. 

A capacitação ocorrerá de forma híbrida, com momentos presenciais e remotos. Os encontros presenciais acontecerão em espaços físicos da Unifesspa e os remotos em ambiente virtual pela plataforma Google Meet. A realização se dará no formato de seis módulos e a dinâmica das aulas será definida pelo ministrante. Os participantes terão direito a certificação. No encontro para a realização do primeiro módulo, de forma presencial, a ministrante foi a profa. Dra. Ana Clédina, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Na oportunidade, ela abordou questões relacionadas à elaboração do PPC, concepções do PPC em articulação com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Fundamentação legal para reelaboração do PPC, nos âmbitos interno e externo. Foi refletido, também, a respeito do papel do Núcleo Docente Estruturante (NDE) não só no processo de elaboração, mas também de acompanhamento/avaliação do PPC. Estiveram presentes 51 docentes e técnicos de todos os campi. 

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