Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Lançamento: Comunidade conhece nova marca que traduz valores da Unifesspa

  • Publicado: Quinta, 14 de Março de 2019, 12h10
  • Última atualização em Sexta, 15 de Março de 2019, 19h05
  • Acessos: 5250

Marca Vertical Símbolo TipografiaEm um momento histórico, cercado de muita alegria e expectativa, a comunidade acadêmica conheceu ontem (13) a identidade visual que a Universidade Federal do Sul e do Pará (Unifesspa) passa a adotar a partir de agora. Passados cinco anos desde sua criação, a Unifesspa terá sua marca que apresenta elementos da Amazônia paraense, com forte referência às castanheiras, ao verde das florestas e à sinuosidade dos rios que cortam as cidades onde a Unifesspa está presente.

O resultado desse trabalho de criação da marca surgiu após pesquisas iconográficas e carrega consigo vários elementos e conceitos referentes à Amazônia, ao Pará, às cidades onde a Unifesspa está presente e aos segmentos e atividades que compõem uma universidade.

Assim, a marca reforça o sentimento de unidade dos segmentos que compõem a comunidade universitária, de pertencimento, de diálogo e de fortalecimento do tripé ensino, pesquisa e extensão. Além disso, faz alusão à chama do conhecimento e às mãos que acolhem a diversidade da nossa comunidade e sociedade.

Durante a apresentação, a comunidade acadêmica pode conhecer os detalhes da criação, desde a concepção inicial até os detalhes técnicos da escolha das cores e os símbolos que compõe a identidade visual. O resultado desse trabalho de criação da marca surgiu após pesquisas iconográficas e de campo, realizados pela comissão responsável pela elaboração da marca.

A identidade visual será utilizada em materiais de papelaria, de divulgação institucional, documentos oficiais, sinalização, portais oficiais da instituição, vestuário, entre outros. A logo recém-aprovada surge num importante momento de afirmação da Unifesspa como instituição promotora do desenvolvimento regional e expressa as transformações vividas pela universidade e pela sociedade do sul e sudeste paraense.

“A comunicação institucional dá um grande passo, pois a marca é um importante patrimônio que permite sua identificação junto aos seus diversos públicos, transmitido o conjunto de valores e princípios da instituição”, ressaltou a assessora de comunicação, Laena Antunes.

Comissão

A nova identidade visual é fruto de um extenso trabalho de pesquisa, desenvolvimento e aplicação realizado por uma comissão formada por servidores da Unifesspa, entre eles professores, publicitário e designers.

Compuseram a comissão os servidores Amilton Damas de Oliveira (Illa), Cinthya Marques do Nascimento (Illa), José Marcos Cavalcanti, Alexandre Silva dos Santos Filho (Alixa), Charles Pitter, Dorys Liliana Rivarola de Costa de Oliveira (Ascom), José Maria Teixeira da Costa Júnior (Illa), Lucas França Rolim (Sinfra) e Manoel de Sousa da Silva Júnior (Gabinete da Reitoria). 

Manual

Para orientar como a comunidade acadêmica deve utilizar corretamente os novos símbolos, a equipe da Assessoria de Comunicação da Unifesspa elaborou um Manual de Identidade Visual. O documento contou com a consultoria de professores da Instituição com vasta formação nas áreas de Comunicação e Artes Visuais - a Profa. Dra. e Relações Públicas Marta Cardoso de Andrade e o Prof. Dr. José Marcos Cavalcanti de Carvalho. A primeira versão do manual está disponível aqui.

Confira o vídeo de apresentação:

 

Fim do conteúdo da página