Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

PPGECM: Unifesspa promoverá I Escola de Estudos Abertos

  • Publicado: Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 09h07
  • Última atualização em Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 09h14
  • Acessos: 2189

Mini PPGECMA Escola de Estudos Abertos do PPGECM tem como objetivo oferecer cursos sobre diferentes tópicos em Educação em Ciências e Matemática, seja no âmbito da formação de professores que ensinam essas disciplinas, seja sobre epistemologia do conhecimento, do ensino e da aprendizagem em ciências e matemática a graduandos e professores da área (principalmente aos interessados em ingressarem no programa), pós-graduandos e profissionais da área.

A I edição ocorrerá no período de 17 a 19 de dezembro tendo como eixo temático a Educação Inclusiva e o público alvo da Educação Especial, sob a coordenação da profa. Dra. Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo.

A inscrições vão do dia 10 ao dia 16 de dezembro ou até esgotarem as vagas. Os interessados podem obter mais informações através do email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Programação:

Dia: 17 de dezembro:

Manhã:

Das 9h as 9h:20 - Abertura: Coordenação do programa, Propit e representação discente

Das 9h:30min as 12h;

Aula 1: Educação em Ciências e Educação Inclusiva: panorama de pesquisas na área – Prof. Dr. Eder Pires;

Tarde:

Das 14h as 18h - Aula 2: Educação em Ciências e Educação Inclusiva: contributos teóricos e metodológicos para a pesquisa – Prof. Dr. Eder Pires;

Dia 18 de dezembro:

Manhã:

Das 9h as 12h - Aula 3: Educação em Ciências e Educação Inclusiva: diálogos sobre o desenvolvimento investigativo em grupos de pesquisas – (Atividade fechada para grupos de pesquisa Unifesspa e alunos de PPGECM);

Tarde:

Das 14h as 18h - Aula 4: Educação em Ciências e Educação Inclusiva: os alunos e a inclusão educacional dos alunos público alvo da educação especial (Minicursos e oficinas);

a. Alunos com deficiência visual e seus potenciais de aprendizagem e desenvolvimento no contexto da educação inclusiva – Ministrantes: Edson e Jairo;

b. Alunos com surdez e seus potenciais de aprendizagem e desenvolvimento no contexto da educação inclusiva - Ministrantes Thaísa Teixeira Ferreira Campos e Darlan;

c. Alunos com deficiência Intelectual e seus potenciais de aprendizagem e desenvolvimento no contexto da educação inclusiva – Jael, Iran e Abel;

d. Alunos com deficiência Física e seus potenciais de aprendizagem e desenvolvimento no contexto da educação inclusiva - Nacélio, Clarisse e Thayana;

e. Alunos com deficiência múltipla e surdocegueira e seus potenciais de aprendizagem e desenvolvimento no contexto da educação inclusiva - Cremilda, Henrique e Maria;

f. Alunos com Transtorno do Espectro Autista e seus potenciais de aprendizagem e desenvolvimento no contexto da educação inclusiva - Teresinha, Alice e Jussara;

g. Alunos com altas habilidades/superdotação e seus potenciais de aprendizagem e desenvolvimento no contexto da educação inclusiva - Alessandra, Ritianne e Janaina;

h. Didática multissensorial – Prof. Eder Pires;

 

Dia 19 de dezembro:

Manhã:

Das 8h as 12h - Aula 5: Educação em Ciências e Educação Inclusiva: Roda de conversa com alunos e professores da educação básica à educação superior;

Tarde e Noite:

Das 17h as 19h

·       Exposição de tutoriais sobre produção de jogos em formato acessível – turma de Pedagogia 2015 – Netic/Pedagogia;

·       Exposição de painéis sobre as contribuições da Pedagogia ao processo de inclusão escolar de alunos público alvo da educação especial;

Das 19h as 20h30 - Aula 6: Educação em Ciências e Educação Inclusiva: diálogos sobre a Obra “O estrangeiro” e apresentação musical/cultural – professor Dr. Eder Pires.

Fim do conteúdo da página