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Revista científica publica artigo de egressa do curso Educação do Campo

  • Publicado: Quarta, 21 de Junho de 2017, 17h20
  • Última atualização em Segunda, 26 de Junho de 2017, 14h48
  • Acessos: 2517

artigoeducacaocampoGlauciaO artigo “Conhecimentos tradicionais em torno das plantas medicinais e currículo do ensino de ciências”, de Gabriela da Silva foi publicado pela Revista Brasileira de Educação do Campo, editada pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Gabriela da Silva foi aluna do curso de Educação do Campo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) entre os anos de 2011 a 2015, nesse período foi orientanda da professora Glaucia Moreno, com quem escreve o artigo científico. A revista corresponde ao período de janeiro a junho de 2017 e tem a avaliação da CAPES de Qualis B1.

O artigo é parte importante do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Gabriela da Silva que fez a coleta de dados no campo durante o Tempo Comunidade no curso de Educação do Campo que acontece em Alternância Pedagógica. Em dezoito páginas o artigo disserta sobre a  evolução do conhecimento científico ao longo dos séculos, além dos aspectos tecnológicos e inovações, que propiciaram o que se convencionou chamar de “metamorfose cultural” em diversas áreas. Por meio de sua atuação e da ideologia predominante da “ciência como única e/ou principal fonte de verdade” se depara com a perda ou estagnação de conhecimentos populares adquiridos em décadas, tais como o conhecimento tradicional sobre Plantas Medicinais, os quais vêm sendo substituídos pelo conhecimento farmacêutico que contraditoriamente também é produzido com base no conhecimento dos “especialistas tradicionais”. Para ter acesso ao artigo na integra visite a página da revista:  https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/index.

Por meio de uma pesquisa in lócus na Agrovila Nova Conquista, no município de Açailândia foram encontradas altas diversidades de plantas medicinais, correspondendo a 42 espécies, com uso para finalidades medicinais. A partir de entrevistas gravadas, conversas informais e da leitura de referencial teórico, foi construída uma proposta pedagógica no ensino de ciências na Escola de Educação Básica Oziel Alves em Açailândia (MA), que poderá contribuir para uma articulação entre elementos da realidade local e os conteúdos trabalhados no ensino de ciências na escola em questão.

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