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Unifesspa adere ao outubro rosa e se prepara para o novembro azul

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) adere a campanha Outubro Rosa com o objetivo de ajudar na conscientização da população sobre o câncer de mama. Os hábitos de vida saudáveis e o auto-exame das mamas são as principais formas de prevenção da doença. 

  • Publicado: Quarta, 29 de Outubro de 2014, 22h44
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59
  • Acessos: 5528

 

Durante este mês de outubro, a comunidade acadêmica da universidade está convidada a participar desta campanha mundial de conscientização e a utilizar um broche de laço rosa disponibilizado pela Assessoria de Comunicação (Ascom), na Cidade Universitária – Campus III, em Marabá (PA). 

De acordo com o Instituto de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum no mundo e o mais frequente entre as mulheres respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

No mês de novembro, a Unifesspa participa também da campanha Novembro Azul de conscientização da importância do exame de toque de prevenção ao câncer de próstata nos homens.

História
A campanha Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque (EUA).

No Brasil, o Ministério da Saúde (MS) em parceria com diversos órgãos e entidades intensifica os esforços pela detecção precoce do câncer de mama durante todo ano. Em 2012, para ampliar as ações de combate ao câncer, a União sancionou a Lei Federal 12.732 que fixa o prazo de até 60 dias para o tratamento de neoplasia maligna pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O prazo vale a partir do diagnóstico da doença. Todas as modalidades de tratamento são oferecidas pelo SUS.

(Texto: Ádila Vital/ Estagiária da Assessoria de Comunicação)

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