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Comitê de Governança Digital aprova revisão do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Unifesspa

  • Publicado: Terça, 22 de Dezembro de 2020, 17h04
  • Última atualização em Quarta, 23 de Dezembro de 2020, 17h01
  • Acessos: 1380

Imagem Reunião Plano Diretor de Tecnologia da Informação e ComunicaçãoFoi realizada no dia 17 de dezembro de 2020, por videoconferência, a quarta reunião do Comitê de Governança Digital (CGD) em 2020. A reunião teve como ponto de pauta a aprovação da segunda revisão do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC). Foram definidos ainda, a norma para empréstimo e utilização de notebooks, a política de gestão de pessoas de TIC (tecnologia da informação e comunicação), a alteração da norma do SIGEleição, a alteração dos membros do CGD em seu regimento interno (decreto 10.332 de abril de 2020) e a política de utilização dos laboratórios de informática.

PDTIC da Unifesspa que tem como principal objetivo nortear as ações do setor de tecnologia da informação no contexto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), no período de 2020 a 2021, com foco no alinhamento entre os objetivos de TIC aos objetivos estratégicos da organização, visando a geração de valor para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Nesta segunda revisão foram alterados prazos e nomenclaturas de algumas ações (projetos) previstas no documento, assim como se realizou a inclusão e exclusão de algumas demandas, levando em consideração a priorização do Centro junto as demais unidades da Universidade.

norma para empréstimo e utilização de notebooks regulamenta os aspectos gerais de estruturação e funcionamento dos empréstimos e da usabilidade dos notebooks de marca/modelo denominados Chromebooks, adquiridos pela Unifesspa, em conformidade e complementando as normas e regulamentos já existentes ao Centro de Biblioteca Universitária (CBIU) e as bibliotecas pertencentes ao Centro.

política de gestão de pessoas de TIC, por sua vez, estabelece princípios e diretrizes norteadores da adoção de técnicas modernas na gestão de pessoas com o objetivo de aumentar a eficiência dos processos de TIC.

norma do SIGEleição dispõe sobre características, uso e procedimentos do SIGEleição da Unifesspa para discentes, docentes e técnicos administrativos. Neste ponto de pauta, foi aprovado a alteração do Art. 14º do documento na qual descreve os procedimentos para solicitação de eleição por meio do SIGEleição, anteriormente, a demanda se dava com a abertura de oficialização da demanda através de documento oficial (ofício,memorando), na atualização do texto a abertura da demanda acontece através do sistema de chamados (https://atendimento.unifesspa.edu.br). 

regimento interno do CGD teve que se adequar ao Decreto 10.332 de abril de 2020, que adiciona o encarregado do tratamento de dados pessoais (Art. 2º, § 1º) como membro vitalício deste comitê. Na proposta foi aprovada a alteração do Art. 4º assim como atualização no texto referente ao decreto. Porém, conforme o documento, é necessário a homologação do Conselho Universitário (CONSUN), esta modificação do regimento será submetida para apreciação na próxima reunião do Conselho.

A política de utilização dos laboratórios de informática tem como finalidade sistematizar as normas de conduta para a utilização dos laboratórios, manter os equipamentos em perfeito estado de uso. O documento contém informações tais como: objetivo, público-alvo/usuários, regulamento e sua aplicação, política de utilização, horário de funcionamento, proibições, penalidades, boas práticas de utilização e disposições finais. Com relação a este ponto de pauta, os membros do Comitê definiram que o mesmo ficará disponível na plataforma Participa (https://participa.unifesspa.edu.br/publica/minuta/384) para coloboração da comunidade acadêmica enfatizando que o documento é de importância transversal além de existir especificidades em alguns Institutos da Universidade. Assim, os demais pontos de pauta foram aprovados por unanimidade pelos membros presentes.

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