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Projeto “Pés que se multiplicam” promove mutirão de coleta de resíduos sólidos e plantio de mudas de árvores em Santana do Araguaia

  • Publicado: Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 15h12
  • Última atualização em Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 15h12
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Plantio IEA 1Os acadêmicos do curso de Engenharia Civil do Instituto de Engenharia do Araguaia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (IEA/Unifesspa), em conjunto com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Therezinha Abreu Vita, participaram, no último dia 22 de novembro, do mutirão de coleta de resíduos sólidos na praça do bairro Rio Araguaia e também do plantio de 40 espécies nativas na referida praça, na Creche Municipal Carmem de Oliveira e em áreas circunvizinhas.

Essa ação faz parte do projeto “Pés que se multiplicam”, coordenado pela professora da rede municipal de Santana do Araguaia e atual estudante do curso de pós-graduação em Gestão de Segurança e Meio Ambiente (GESMA) do IEA, Maria Ângela de Sousa Brito dos Santos, que desde 2016 desenvolve projetos com a temática ambiental.

O projeto objetiva promover a sensibilização dos alunos e da sociedade sobre a poluição causada pelo descarte inadequado dos resíduos sólidos, sobre a poluição urbana nos corpos hídricos e sobre a importância do plantio de árvores em áreas desprovidas de vegetação.

“Foi no propósito de união e parceria com a universidade que convidei a professora Karoline Borges do IEA e seus discentes para participarem da ação. Esse projeto tem exatamente três meses de elaboração e um mês de execução na escola Therezinha Abreu Vita, no qual primeiramente explanei o projeto, em seguida, fizemos o recolhimento dos resíduos sólidos dentro e fora da escola e, então, realizamos o plantio das mudas. A professora Karoline, juntamente com os envolvidos no projeto estão de parabéns. Em 2020, continuaremos com o projeto”, relatou a coordenadora.Plantio IEA 2

A professora Karoline Borges, por sua vez, destacou a importância da atividade aos acadêmicos. "Foi de suma importância essa prática, pois os alunos presenciaram o que havíamos trabalhado em sala de aula na disciplina de “Introdução à Engenharia”, referente aos temas: resíduos sólidos, os possíveis impactos que a ausência de gestão adequada pode proporcionar, poluição do solo, a questão das vegetações e seus benefícios para os ecossistemas. Além disso, realizaram o plantio de espécies nativas, com a finalidade de sensibilizar a população sobre a educação ambiental”, pontuou.

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